terça-feira, 25 de junho de 2019

Jesus era/é Deus?


Em meu artigo anterior, expus o fato de que não há dúvidas (lógica e historicamente) da existência pessoal de Jesus. No entanto, como disse, a “pulga atrás da orelha” está na afirmação: “Jesus era Deus”. Ao redor do mundo, pessoas creem que Jesus existiu, porém não o colocam na posição de Deus, mas, sim, de um profeta ou somente de filho de Deus ou, ainda, de apenas uma pessoa importante da História da humanidade. Vejamos como podemos fundamentar este enigma.

Afirmações, como a do próprio Jesus, de que “Eu e o Pai somos um” e do Apóstolo João em seu evangelho, dizendo que “o verbo era Deus e habitou entre nós”, corroboram para a discussão e consolidam a busca pela verdade dos fatos narrados.

O Apóstolo Paulo escreve, na primeira carta aos Corintios, que “se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a nossa fé” (cf. 1 Co 15:14-17). O que ele quis dizer como isso? Sabemos que os testemunhos dos discípulos de Jesus são verdadeiros e atestados pelos historiadores e arqueólogos. Isto posto, por qual razão, tais seguidores de Cristo, sofreriam tanto por esta causa, ao ponto de entregarem as suas vidas e serem martirizados por esse homem? Ou eles eram loucos, ou aquilo, em que acreditavam, era verdade!

Nas palavras do escritor C. S. Lewis: “Estou tentando impedir que alguém repita a rematada tolice dita por muitos a Seu respeito de que ‘está disposto a aceitar Jesus como um grande mestre da moral, mas não aceitar a sua afirmação de ser Deus’. Essa é a única coisa que não devemos dizer. Um homem que fosse somente um homem e dissesse (e fizesse) as coisas que Jesus disse não seria um grande mestre da moral. Seria um lunático – no mesmo grau de alguém que pretendesse ser um ovo cozido — ou então o diabo em pessoa. Faça a sua escolha. Ou esse homem era, e é, o Filho de Deus, ou não passa de um louco ou coisa pior.”

Observe, a pessoa de Cristo, através do Sua Palavra, muda as pessoas pra melhor! Não há relatos de que alguma outra entidade fez (ou faz) tamanha transformação nos indivíduos. E, mais, se Jesus não é Deus e se tudo é uma invenção, como uma mentira dessas perdura tanto tempo assim, ao ponto de converter e transformar a vivência de bilhões de pessoas ao redor do mundo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário